
MÚTUA
laboratório de pesquisa e fomento à criação de mulheres artistas visuais
O Mútua configura-se como um laboratório expressivo e investigativo que elege o fazer artístico, as vivências e as histórias de mulheres como eixo central de sua pesquisa. Sintetiza a essência de troca, reciprocidade e partilha que fundamenta sua atuação.


O Mútua promove:
-
Diálogo contínuo e ambiente dedicado à criação, por meio da realização de residências artísticas e aulas abertas;
-
Suporte prático e recursos para realização e desenvolvimento artístico, viabilizados através de editais da área cultural;
-
Formações complementares com artistas e profissionais convidadas, explorando temas como curadoria, escrita de projetos, conceituação de pesquisa, desenvolvimento técnico, orientação plástica e poética.
Estas ações visam superar lacunas na trajetória de artistas mulheres, especialmente mães e aquelas em vulnerabilidade financeira, aspectos identificados como barreiras ao desenvolvimento artístico profissional.
O Mútua visa:
-
Viabilizar o desenvolvimento de artistas mulheres;
-
Reconhecer a arte como vetor de transformação cultural;
-
Partilhar narrativas, histórias, poéticas e estéticas silenciadas;
-
Exercitar dinâmicas de troca, partilha, fala e escuta que inspirem novos modos de atuação artística e desenvolvimento profissional.


A PROPONENTE
.jpg)
Lina Mintz
Lina Mintz é artista visual e gestora cultural, seu trabalho é realizado a partir do encontro, das poéticas cotidianas e de atravessamentos de gênero que questionam hierarquias artísticas. Atua desde 2008 na gestão de grupos e coletivos artísticos culturais, adquirindo amplo repertório em processos compartilhados. Em 2013 inicia seu trabalho com a fotografia, propondo a criação conjunta com mulheres e realizações criativas diversas. Graduada em artes visuais, especializada em gestão cultural e habilitanda em cerâmica, é proponente, artista anfitriã e coordenadora das atividades do Mútua.



